Fraudes digitais ameaçam empresas do Simples Nacional; veja como manter seu negócio seguro
MPEs do Simples Nacional são alvo de golpistas, impactando finanças, reputação e longevidade; saiba como se proteger
Enquanto a digitalização trouxe mais praticidade ao dia a dia do comércio brasileiro, os criminosos também aumentaram o escopo de golpes. E as empresas do Simples Nacional estão entre os principais alvos dos golpistas. Entre as consequências para micro e pequenas empresas, estão os impactos à saúde financeira, à longevidade e à capacidade de inovar e crescer.
“Em alguns casos, esses criminosos, por meio de engenharia social, conseguem emitir certificados digitais falsos dos administradores ou da empresa. Eles retificam impostos pagos para diminuir os valores devidos, abrem contas bancárias em nome da empresa e solicitam a restituição de valores que supostamente foram pagos a maior”, explicou o diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, sobre uma das principais práticas criminosas dos infratores.
A seguir, entenda um pouco mais sobre os impactos das fraudes digitais para pequenos negócios.
Principais consequências das fraudes digitais para empresas do Simples Nacional
De modo geral, as fraudes digitais são devastadoras e podem afetar as pequenas empresas de diversos modos:
Multas Pesadas: a Receita Federal pode impor penalidades financeiras severas por declarações incorretas, muitas vezes resultantes de ações fraudulentas;
Exclusão do Simples Nacional: em casos extremos, a empresa pode ser excluída do regime simplificado, o que resulta em um aumento considerável da carga tributária e dificulta a continuidade das operações;
Danos à Reputação: o envolvimento em fraudes pode manchar a imagem da empresa, afastando clientes e parceiros, além de prejudicar a confiança do mercado;
Perda de Controle: uma vez que os golpistas assumem o controle sobre as contas da empresa, a situação pode rapidamente sair do controle, levando a dívidas e complicações legais.
Medidas de segurança para proteção de empresas do Simples Nacional
Com o aumento das fraudes digitais, algumas das diretrizes essenciais de segurança que devem ser adotadas pelas empresas do Simples Nacional são:
Segurança em certificados digitais
Os certificados digitais são cruciais para a segurança nas transações on-line e devem ser protegidos. É fundamental, por exemplo, que senhas e certificados não sejam compartilhados com terceiros.
Verifique a autenticidade
Periodicamente, as empresas devem verificar a autenticidade de seus certificados e atualizá-los quando necessário.
Monitoramento de comunicações
Utilize sistemas de acompanhamento de caixas postais e plataformas de comunicação para identificar movimentações suspeitas.
Regularidade Fiscal
Consultar periodicamente certidões fiscais por meio de sites governamentais é fundamental.


